Prêmio de jornalismo Vladimir Herzog ganha escultura em SP

Homenagem a Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos reúne entidades representativas da categoria em São Paulo

0
Foto: Arquivo

Neste sábado, 6 de abril, às 10h, será inaugurada escultura em homenagem ao Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na Praça Memorial Vladimir Herzog, atrás da Câmara Municipal de São Paulo, junto ao Anhangabaú. A obra é do artista Elifas Andreato e será colocada junto à placa que homenageia jornalistas.

Por iniciativa do jornalista Sérgio Gomes, do Oboré, um dos organizadores do Prêmio, pela primeira vez, “em muitos anos, todas as entidades representativas dos direitos e interesses dos jornalistas de São Paulo estão unidas para celebrar o dia do jornalista”.

Este instituído em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em função da morte do médico e jornalista Líbero Badaró, oposicionista e criador do Observatório Constitucional, jornal independente sobre política e temas censurados pelo imperador. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e foi assassinado no exercício da profissão em virtude de denúncias e de sua ideologia.

O Dia do Jornalista é 7 de abril, no domingo, e continuará sendo comemorado – a convite da Associação Profissão Jornalista – no Bar Pasquim no domingo, das 14 às 21h, na Rua Aspicuelta, 524, na Vila Madalena, em São Paulo.

De acordo com Sérgio Gomes, logo após a solenidade de inauguração, no sábado, as seguintes organizações assinarão o manifesto: “Aqui, agora, em nome do Futuro”, reafirmando “o profundo compromisso com a democracia, liberdade de expressão, direito à informação, defesa da dignidade profissional, respeito aos princípios da Constituição Cidadã de 1988, nunca mais ditadura, censura, tortura, com a liberdade”.

Assinam esse Manifesto

Artigo 19
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Associação dos Cartunistas do Brasil
Associação dos Correspondentes Estrangeiros
Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos
Associação Profissão Jornalista
Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo
Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo
Centro de Estudos da Midia Independente “Barão de Itararé”
Chapa ABI – Luta Pela Democracia / Representação São Paulo
Conectas Direitos Humanos
Federação Nacional dos Jornalistas
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Projeto Repórter do Futuro / OBORÉ
Repórteres Sem Fronteiras
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Vlado Proteção ao Jornalista / Instituto Vladimir Herzog

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o comentário
Por favor, coloque seu nome aqui