Irã e Rússia reiteram apoio à paz e ao diálogo na Venezuela

0

Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e do Irã, Mohamad Yavad, conversaram por telefone na terça-feira, ratificando seu apoio à restauração da paz e apoiando o diálogo interno na Venezuela.

Com o objetivo de manter os princípios da Carta
das Nações Unidas (ONU) no que diz respeito à
paz das nações, o Irã e a Rússia ratificaram sua
disposição de apoiar uma saída pacífica e de
não-interferência na Venezuela.

Por meio de um comunicado, as nações afirmaram apoiar “os esforços da comunidade internacional para contribuir para o entendimento recíproco entre as forças políticas responsáveis ​​da Venezuela, a fim de garantir a paz no país e a solução mais rápida dos prementes problemas socioeconômicos”.

No documento, o Irã e a Rússia alegam desconfiar da legitimidade da autoproclamação de Juan Guaidó como presidente e reiteram sua rejeição às constantes agressões levadas a cabo pelo governo dos EUA contra a Venezuela.

A Rússia anunciou que a interferência dos Estados Unidos (EUA) está complicando ainda mais a situação venezuelana. Já o Irã manifestou sua cooperação militar e defensiva ao governo de Nicolás Maduro, caso haja necessidade. Ambas as nações reconhecem o presidente Maduro como presidente legítimo, depois de ser eleito pelos venezuelanos em maio de 2018.

Via teleSUR – JGN

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o comentário
Por favor, coloque seu nome aqui